O Grupo de Oração Sementes de Maria acontece todos as terça-feiras, as 19:30 com início do Santo Terço, na Capela Rosa Mística, Rua Paulina Maria Alves, 210, Loteamento, Pompéu/MG.

domingo

Símbolos da Páscoa!?


            Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Comemoramos hoje a ressurreição de Jesus, mas outros símbolos acompanham essa data tão querida para muitos de nós. Dentre eles os ovos, o chocolate, o coelho, etc.
Quinta feira veio-me uma pergunta a mente: Porque a páscoa que é a ressurreição de Cristo tem o coelho e ovo como símbolo? E desde quando coelho bota ovos? (risos), mesmo tento pesquisado uma vez sobre tudo isso, posto aqui sobre esses símbolos, coisa pequena, porque ninguém merece uma aula de história em pleno domingo néh?! O importante é aprender, eu mesmo, aprendi sobre símbolos que nem conhecia, como o girassol por exemplo.
A PÁSCOA: O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu. Para nós cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição.

OVO: Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. Alem de ser mais gostoso também , néh?!

COELHO: Por sua grande fecundidade, ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos. E modéstia a parte, ele procria que é uma beleza, rs.

CORDEIRO: No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

CÍRIO PASCAL: É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

GIRASSOL: O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol. Como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

COLOMBA PASCAL: O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo.

ANDRÉ SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco de História Sobre o Grupo de Oração Sementes de Maria - 7 ANOS DE EXISTÊNCIA

COM MUITA ALEGRIA NO CORAÇÃO, O GRUPO DE ORAÇÃO SEMENTES DE MARIA COMEMORA OS SEUS SETE ANOS DE EXISTÊNCIA LEVANDO A EVANGELIZAÇÃO A TODOS ...