O Grupo de Oração Sementes de Maria acontece todos as terça-feiras, as 19:30 com início do Santo Terço, na Capela Rosa Mística, Rua Paulina Maria Alves, 210, Loteamento, Pompéu/MG.

domingo

O Domingo de Ramos


Amados irmãos e irmãs, neste Domingo de Ramos abordaremos um pouco da história e teoria do que se trata esse dia e a iniciação para a semana santa. No dia de hoje temos dois evangelhos: o primeiro, que narra à entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo e o segundo que narra a Paixão de Nosso  Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Como os comentários dos evangelhos nada dizem sem antes um conhecimento sobre a verdadeira história, vamos a esta, para que fique claro todas as duvidas do que se trata essas datas tão importantes na liturgia.
O Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém e abre por excelência a Semana Santa. Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade -, como vemos a descrição em (Mateus 21,1-11). Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado no jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... (Mateus 21,9) e o aclamavam cheio de alegria e esperança, pois Jesus como o profeta de Nazaré da Galiléia, o Messias, o Libertador, certamente para eles, iria libertá-los da escravidão política e econômica  imposta cruelmente pelos romanos naquela época e, religiosa que massacrava a todos com rigores excessivos e absurdos. E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança e medo de perder o poder, começa então uma trama para condenar Jesus à morte de cruz.
            Mas essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias. Antes, porém, da sua condenação, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos.
              No Domingo de Ramos a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus que se entregou ao Pai como Vítima Perfeita e sem mancha para nos salvar da escravidão do pecado e da morte. Crer nos acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é crer no mistério central da nossa fé, é crer na vida que vence a morte, é vencer o mal, é também ressuscitar com Cristo e, com Ele Vivo e Vitorioso viver eternamente. É proclamar, como nos diz São Paulo: ‘“Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai’ (Fl 2, 11).

Que Jesus Cristo nos abençoe hoje e sempre!... Amém!
André Santos

Um comentário:

  1. ola eu sou do grupo de Oração Mensageiros da Paz de Gravatá Pernambuco e Gostaria de Dizer que e Muito Lindo esse Blog ,
    temos também um nos visite Mensageiros da Paz de Gravatá

    ResponderExcluir

Um pouco de História Sobre o Grupo de Oração Sementes de Maria - 7 ANOS DE EXISTÊNCIA

COM MUITA ALEGRIA NO CORAÇÃO, O GRUPO DE ORAÇÃO SEMENTES DE MARIA COMEMORA OS SEUS SETE ANOS DE EXISTÊNCIA LEVANDO A EVANGELIZAÇÃO A TODOS ...