O Grupo de Oração Sementes de Maria acontece todos as terça-feiras, as 19:30 com início do Santo Terço, na Capela Rosa Mística, Rua Paulina Maria Alves, 210, Loteamento, Pompéu/MG.

domingo

Tempo Quaresmal


Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

          Bem, irmãos e irmãs, o tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete, pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer. Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos e filhas de Deus. A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

          Precisamente por sermos pecadores, ficamos cegos diante de nossos pecados. Satanás quer nos fazer ver que não há mal no que fazemos. Então o coração se endurece, torna-se insensível às exigências do amor. Por isso é tão importante a conversão do coração. "Por isso, como diz o Espírito Santo: "Se escutardes hoje MINHA voz, não endureceis o coração... Atenção irmãos! Que nenhum de vós tenhais um coração mau e incrédulo..." Hb 3. Deus é um Pai amoroso que nos faz ver o pecado para nos dar a graça do arrependimento e nos perdoar. O nos quer livres. O demônio não quer que vejamos nosso pecado. Mas se procurarmos o caminho de Deus tratará de nos acusar com nossos pecados para que nós desanimemos e voltemos atrás. Podemos discernir então a diferença. Deus mostra o pecado para libertar e perdoar; o demônio o esconde mas quando o mostra é para que nos desesperemos. Devemos rejeitar energicamente estes pensamentos e ir à confissão com toda confiança no perdão de Deus. Deus SEMPRE perdoa quando há arrependimento. É muito proveitoso fazer exame de consciência diário e também, com toda humildade, nos abrir a que pessoas próximas de nós nos corrijam. "Se examinássemos a nós mesmos, não seríamos

         O exame se faz diante de Deus, escutando sua voz na consciência. Eu gostaria de deixar o meu testemunho. Sábado, dia 12/03, quando acabou o Grupo de Oração Sementes de Maria, o Tarcízio (um grande amigo) me levou embora para a minha casa. Chegando lá, fui ao quarto de meus pais, para lhes pedirem as suas bênçãos e foi quando minha mãe me perguntou se eu já tinha jantado ou comido algo, e eu responde que não. Fui assistir TV com minha irmã Rafaela. E quando deu por volta de 23:15h minha mãe levantou e foi fazer uma bife para eu comer e eu coloquei um prato de arroz no microondas para poder aquecer. O bife estava com uma aparência deliciosa e fui procurar algo para poder beber e quando eu olhei para dentro da geladeira vi só Coca-Cola. E minha mãe me perguntou seu eu iria beber e eu disse que não. Voltei para a sala de televisão e me veio àqueles pensamentos sórdidos, mas, mesmo nas minhas tribulações, mesmo nos momentos de fraqueza, eu tive o discernimento naquele instante era o encardido, querendo que eu fraquejasse nesse tempo da Quaresma. E eu disse ao Senhor que eu não iria fraquejar com Ele e que ele me desse força. Só que essa força tem que vir em 1º lugar de nós. Jesus foi atormentado pelo diabo no último momento dia de sua penitencia. Esse tempo como foi dito é um período de penitência, meditação, jejum e de muitas orações. Aonde somos atentados de todos os jeitos.
 

Rafael de Campos
Vice Coordenador do Grupo de Oração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco de História Sobre o Grupo de Oração Sementes de Maria - 7 ANOS DE EXISTÊNCIA

COM MUITA ALEGRIA NO CORAÇÃO, O GRUPO DE ORAÇÃO SEMENTES DE MARIA COMEMORA OS SEUS SETE ANOS DE EXISTÊNCIA LEVANDO A EVANGELIZAÇÃO A TODOS ...